Nvidia DLSS, também conhecido como Deep Learning Super Sampling, é uma ferramenta que aumenta o desempenho geral dos jogos. Eu pessoalmente o uso em muitos jogos e ele corrigiu alguns dos meus problemas relacionados a gráficos, como gagueira, congelamento e fps baixo. No entanto, esta tecnologia ainda está em desenvolvimento e a Nvidia atualmente trabalha no DLSS 3
Como o nome da marca indica, Deep Learning Super Sampling é feito para GPUs Nvidia. Se você quiser saber mais sobre isso, o que faz e como ajuda a melhorar o desempenho, continue lendo.
O que a Nvidia DLSS faz?
Nvidia DLSS usa IA para criar novos quadros, reconstruir a imagem para uma resolução mais alta e melhorar a qualidade da imagem do conteúdo com traçado de raio. Além disso, pode ser configurado para enfatizar diferentes opções, como desempenho e qualidade. Eu uso mais pelo desempenho do que pela qualidade, mas sou do tipo que prefere sacrificar o visual para aumentar o FPS nos jogos.
Outra coisa que a Nvidia DLSS faz é usar sua própria versão de anti-aliasing, que é semelhante ao TAA, mas ao contrário do TAA, ele reúne diferentes pixels de diferentes frames anteriores e os utiliza no frame atual.
Os desenvolvedores podem testar e experimentar o DLSS e a Nvidia os convida a fazê-lo para melhorar a ferramenta.
O DLSS melhora o FPS?
O DLSS melhora o FPS renderizando sua imagem em uma resolução mais baixa e redimensionando-a para resolução total usando nitidez e interpretação temporal.
Testei no Fortnite, mas não tive problemas com o jogo, então não adiantou muito além de aumentar meu FPS. No entanto, no Baldur’s Gate 3, foi uma solução inovadora para meu FPS instável e fez o jogo parecer melhor.
O DLSS afeta CPU ou GPU?
O DLSS afeta a CPU e a GPU porque aumenta a carga de trabalho da CPU e diminui a carga da GPU. Se sua CPU for topo de linha, isso ajudará você a aumentar o FPS e gerará melhores resultados. No entanto, se sua CPU for antiga, pode ser necessário atualizá-la para uma versão mais recente para usar esta ferramenta Nvidia.
O Nvidia DLSS é apenas para RTX?
Sim, Nvidia DLSS é apenas para placas gráficas RTX, pois são as únicas capazes de realizar ray tracing. A ferramenta também está disponível para GPU Nvidia série RTX 20, série RTX 30, série RTX 40 e Quadro RTX. Por exemplo, funciona na minha Nvidia GEFORCE RTX 3060 TI.
⚠️Isenção de responsabilidade: Cada versão do DLSS funciona para as GPUs mais recentes, mas não para as mais antigas. Por exemplo, DLSS 3 funciona para a série RTX 40, mas não para a série 30. Por exemplo, GTX 1650 não oferece suporte a DLSS.
Como habilitar DLSS em jogos?
Para habilitar o DLSS em jogos, vá até as configurações gráficas e procure-o na aba de pós-processamento, se o jogo tiver um, caso contrário, ele poderá ser exibido aleatoriamente com as outras configurações. O exemplo abaixo mostrará como habilitar DLSS em Baldur’s Gate 3. Lembre-se de que esse método também funciona para outros jogos e este é apenas um exemplo.
- Abra o jogo e vá para Configurações ou Opções.
- Vou ao Configurações de vídeo, Configurações gráficas ou o Configurações do visor aba e procure Nvidia DLSS
- Agora selecione a opção DLSS que se adapta ao seu estilo:
- desempenho
- Equilibrado
- Qualidade
- Quando terminar, salve a configuração e pronto.
- No entanto, recomendo reiniciar o jogo.
Se você deseja corrigir travamentos ou travamentos, recomendo usar a opção de desempenho quando estiver disponível.
Artigos relacionados:
- Como melhorar o desempenho do PC
- Como aumentar o FPS em jogos
- Jogos travando após instalação de nova GPU
- Como reverter seu driver GPU
Pensamentos finais
A ferramenta Nvidia DLSS é muito útil e pode ajudar com vários problemas relacionados ao desempenho, como quedas de FPS, travamentos e congelamentos. No entanto, também pode gerar problemas como CPU alta e como resultado, também pode desacelerar o seu sistema. Mas, no geral, se você tiver um sistema de última geração ou de médio porte, ele deverá ser capaz de trazer mais benefícios do que desvantagens.